Vulcão-escudo
O Havaí é um exemplo onde podemos encontrar vulcões que expelem enormes quantidades de lava que gradualmente constroem uma montanha larga com o perfil de um escudo. As rajadas de lava destes vulcões são geralmente muito quentes e liquidas, o que contribui para ocorrer rajadas longas. O maior vulcão deste tipo na Terra é o Mauna Loa, no Havaí, com 9000 m de altura e 120 km de diâmetro.
Vulcão Manua Loa, o maior vulcão do tipo escudo, localizado no Havaii |
Cones de escórias
São os tipos mais simples e mais comuns de vulcões. Esses vulcões são relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300 metros de altura. Formam-se pela erupção de magmas de baixa viscosidade, com composições basálticas ou intermediárias.
Vulcão do tipo cone de escórias |
Estratovulcões
Também designados de “compostos”, são grandes edifícios vulcânicos com longa atividade, forma geral cônica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos íngremes, construídos pela intercalação de fluxos de lava e produtos piroclásticos, emitidos por uma ou mais condutas, e que podem ser pontuados ao longo do tempo por episódios de colapsos parciais do cone, reconstrução e mudanças da localização das condutas. Alguns dos exemplos de vulcões deste tipo são o Monte Fuji no Japão, o Cotopaxi no Equador, o Vulcão Mayon nas Filipinas e o Monte Rainier nos EUA Por outro lado, esses edifícios vulcânicos são os mais mortíferos do nosso planeta, envolvendo a perda da vida de aproximadamente 264000 pessoas desde o ano de 1500.
Caldeiras ressurgentes
E o maior tipo de vulcões do planeta, possuindo diâmetros que variam entre 15 e 100 km². À parte de seu grande tamanho, caldeiras ressurgentes são amplas depressões com uma massa elevada central em forma de gume geralmente. Exemplos dessas estruturas são a Valles (EUA) e o Yellowstone (EUA).
Um exemplo de um vulcão do tipo caldeiras ressurgentes |
Vulcões submarinos
São aqueles que estão abaixo da água, muitas vezes são bastante comuns em certos fundos oceânicos, com grande parte localizada no anel de fogo do pacifico ( ou circulo de fogo) . São responsáveis pela formação de novos fundos oceânicos em diversas zonas do planeta.
Um vulcão submarino expelindo grande quantidade de material vulcafino resfriado pela água. |