terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tipos de Vulcões no Círculo de Fogo

 Vulcão-escudo

O Havaí é um exemplo onde podemos encontrar vulcões que expelem enormes quantidades de lava que gradualmente constroem uma montanha larga com o perfil de um escudo. As rajadas de lava destes vulcões são geralmente muito quentes e liquidas, o que contribui para ocorrer rajadas longas. O maior vulcão deste tipo na Terra é o Mauna Loa, no Havaí, com 9000 m de altura e 120 km de diâmetro.


Vulcão Manua Loa, o maior vulcão do tipo escudo, localizado no Havaii




Cones de escórias

São os tipos mais simples e mais comuns de vulcões. Esses vulcões são relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300 metros de altura. Formam-se pela erupção de magmas de baixa viscosidade, com composições basálticas ou intermediárias. 



Vulcão do tipo cone de escórias




Estratovulcões

 Também designados de “compostos”, são grandes edifícios vulcânicos com longa atividade, forma geral cônica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos íngremes, construídos pela intercalação de fluxos de lava e produtos piroclásticos, emitidos por uma ou mais condutas, e que podem ser pontuados ao longo do tempo por episódios de colapsos parciais do cone, reconstrução e mudanças da localização das condutas. Alguns dos exemplos de vulcões deste tipo são o Monte Fuji no Japão, o Cotopaxi no Equador, o Vulcão Mayon nas Filipinas e o Monte Rainier nos EUA Por outro lado, esses edifícios vulcânicos são os mais mortíferos do nosso planeta, envolvendo a perda da vida de aproximadamente 264000 pessoas desde o ano de 1500.

O monte Fuji, localizado no Japão


Caldeiras ressurgentes

E o maior tipo de vulcões do planeta, possuindo diâmetros que variam entre 15 e 100 km². À parte de seu grande tamanho, caldeiras ressurgentes são amplas depressões  com uma massa elevada central em forma de gume geralmente. Exemplos dessas estruturas são a Valles (EUA) e o Yellowstone (EUA).


Um exemplo de um vulcão do tipo caldeiras ressurgentes





Vulcões submarinos

São aqueles que estão abaixo da água, muitas vezes são bastante comuns em certos fundos oceânicos,  com grande parte localizada no anel de fogo do pacifico ( ou circulo de fogo) . São responsáveis pela formação de novos fundos oceânicos em diversas zonas do planeta.


Um vulcão submarino expelindo grande quantidade de material vulcafino resfriado pela água.




domingo, 21 de outubro de 2012

Atividades Tectônicas e suas Consequências


Estados Unidos Da América




 Estados Unidos da America: Um dos maiores países do mundo, esta localizado na America do Norte. Nele existem alguns vulcões que nos últimos 100 anos entraram em atividade, prejudicando a vida de muitas pessoas, como:


1912 Novarupta - Novarupta (que significa "nova erupção") é um vulcão localizado em Katmai, na Península do Alasca, cerca de 470 km a sudoeste de Anchorage.
Formado em 1912, durante uma das maiores erupções do século XX, o Novarupta liberou 30 vezes o volume de magma do vulcão Santa Helena em 1980.
A elevação do vulcão é de 841 metros. A maior erupção do século XX ocorreu em 1912, de 6 de Junho a 8 de Junho, para formar Novarupta.



Novarupta, Alasca



1783/1914 Tanaga - é um estratovulcão com altitude máxima de 1806 m na ilha Tanaga, nas ilhas Aleutas, Alasca, Estados Unidos. Teve três erupções conhecidas desde 1763, a última das quais em 1914, que produziu escorrência de lava.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Tanaga2003.jpg

Vulcão Tanaga, Alasca

 
1980-Monte St. Helens é um vulcão ativo localizado no Skamania County, Washington ,a noroeste do Oceano Pacífico no território americano. Ela é de 154 km ao sul de Seattle , Washington e 80 km a nordeste de Portland, Oregon .O vulcão está localizado na Faixa de Cascade e faz parte de um arco de fogo, um segmento do Anel de Fogo do Pacífico , que inclui mais de 160 vulcões ativos . Este vulcão é bem conhecida por suas explosões de cinzas e fluxos piroclásticos. O Monte St. Helens é mais conhecido por suas erupções catastrófica em 18 de maio de 1980, às 08h32 PDT, o evento mais mortal e economicamente destrutivo vulcânicamente na história dos Estados Unidos. Cinquenta e sete pessoas foram mortas, 250 casas, 47 pontes, 24 km de ferrovias, e 298 km de rodovias foram destruídas. 


Vulcão St.  Hellen ( ou Santa Helena)  nos EUA










 










1989/1990 Redoubt -O nome oficial da montanha é vulcão Redoubt, uma tradução do russo para "Sopka Redutskaya", que quer dizer "reduto" ou "um lugar fortificado". O Monte Redoubt, ou Reduto, é um vulcão ativo na maior parte vulcânica de Aleutas do No Alasca. Localizado nas Montanhas Chigmit (uma sub faixa dos Aleutas), a montanha fica a oeste de Cook Inlet , na Península de Kenai Borough cerca de 180 km a sudoeste de Anchorage .O Monte Redoubt tem picos de 2.700 m acima dos vales circundantes para o norte, sul, sudeste e em pouco mais de 8 km, é também o terceiro maior dentro do intervalo, com montagem próxima Torbert, a 11.413 pés, sendo o mais alto e o Monte Spurr a 11.070 pés, sendo o segundo mais alto. Ativo por milênios, o Monte Redoubt entrou em erupção cinco vezes desde 1900: em 1902, 1922, 1966, 1989 e 2009. A erupção em 1989 expeliu cinzas vulcânicas a uma altura de 14.000 m e atingiu um KLM Voo 867 , um Boeing 747, em sua pluma .O avião pousou em segurança em Anchor age. A cinza cobriu uma área de cerca de 20.000 km 2.  A erupção de 1989 é também notável por ser a primeira erupção vulcânica já a ser sucesso previsto pelo método de período de longos eventos sísmicos desenvolvidos pelo suíço-Americano especialista, Bernard Chouet .

Vulcão Redoubt, Jorrando muita fumaça no céu de Aleutas

   

1984 Manua Loa- É ultrapassado em altitude pelo Mauna Kea, na mesma ilha, que é um vulcão inativoTrata-se de um vulcão pouco inclinado, possuindo no seu interior um lago constituído de lava incandescente. Ocasionalmente a lava sobe, ocupa todo o lago e começa a transbordar sob a forma de erupções rapidas e fluídas .Rios de lava que podem atingir grandes distâncias, queimando tudo por onde passam.Crê-se que o vulcão Mauna Loa está ativo há pelo menos 700 mil anos e emergio do fundo do mar há 400 mil anos, embora as mais antigas rochas pesquisadas não tenham mais de 200 mil anos. A mais recente erupção decorreu entre 24 de março a 15 de abril de 1984.
Contam-se 33 erupções do Mauna Loa em tempos históricos. Nenhuma recente causou mortes, mas as de 1926 e de 1959 destruíram várias aldeias, e a cidade de Hilo está parcialmente construída sobre as correntes de lava de finais do século XIX. Seu nivel de periculosidade cega a niveis de nenhum pessoa autoriada poder se aproximar do vulcão. O Mauna Loa tem sido intensamente observado pelo Observatório Havaiano de Vulcões (HVO) desde 1912. As observações da atmosfera são recolhidas pelo Observatório Mauna Loa, e do sol pelo Observatório Solar Mauna Loa, ambos localizados perto do topo do vulcão. O Parque Nacional dos Vulcões do Havai cobre o cume e a encosta sudeste do vulcão e inclui ainda o Kilauea.











 1983/2011- O Kīlauea - é um vulcão localizado no Parque Nacional de Vulcões do Havaí, nos Estados Unidos. Em dezembro de 2005 uma parede de rochas desmoronou, causando um abismo de 18 metros à beira do mar e um rio de lava, que formou uma plataforma que dá continuidade ao continente. A queda de lava e rochas é a maior já registrada no Kilauea desde que entrou em erupção, em 1983.A mais recente erupção foi registrada em 5 de agosto de 2011. É considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do mundo



Emissões de dióxido de enxofre na cratera de Halemaumau.
Vulcão Kilauea, emitindo fumaça, Havaii
A Caldeira de Yellowstone - é uma caldeira vulcânica situada no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos, por vezes designada como Supervulcão de Yellowstone.
Yellowstone é considerado um supervulcão, pois uma possível erupção sua poderia durar semanas provocando efeitos globais, que persistiriam por meses ou até por anos. Sua cratera tem 90 quilômetros de extensão, sendo 40 vezes maior do que a do Monte Santa Helena, alem disso, boa parte de seu magma é eruptivo.
O vulcão e sua caldeira situam-se no Parque Nacional de Yellowstone, que ocupa grande parte da região noroeste no Wyoming, além de pequenas partes dos estados de Idaho e Montana. Uma erupção de tal magnitude teria efeitos catastróficos em todo o planeta. Seus efeitos durariam décadas para se normalizar e trariam mudanças bruscas na Terra, desde a morte de milhões de pessoas à extinção em massa de plantas e animais.